quarta-feira, 31 de julho de 2013

O COMPORTAMENTO ASSERTIVO NO CONTROLE DA ANSIEDADE I




Se você vive cheio de inibições, cedendo a vontade dos outros, guardando seus desejos dentro de si, sem conseguir realizá-los ou expressa-los, sua auto estima está baixa. Cada pessoa tem o direito de ser e expressar a si mesma e sentir-se, sem culpa, por fazer isto desde que não prejudique seus semelhantes no processo. O comportamento que permite a pessoa agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros, sem constrangimentos, ou exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios chama-se comportamento assertivo      ( do inglês, assertory).

O não assertivo, comumente chamado de passivo, tende a pensar na resposta adequada depois que a oportunidade passou. No outro oposto, a pessoa agressiva pode responder muito impulsivamente, causando uma forte impressão negativa e mais tarde se arrepender disto. É necessário que a pessoa adquira uma série de respostas apropriadas e satisfatórias em várias situações.
As pesquisas em terapia cognitivo comportamental demonstram que o aprendizado de respostas assertivas, inibirá ou enfraquecerá a ansiedade previamente adquirida em situações interpessoais específicas. Quando a pessoa adquire a capacidade de afirmar-se e fazer coisas por iniciativa própria, ela reduz apreciavelmente sua ansiedade ou tensão anteriores em situações críticas e aumenta seu senso de valor como pessoa. Este mesmo senso de valor  está geralmente ausente na pessoa agressiva, cuja agressividade pode mascarar sentimentos de culpa e de insegurança.


Exporemos na próxima sexta, detalhes de como age a pessoa passiva (não assertiva), a qual guarda, guarda, e depois explode como criatura agressiva. E finalmente o assertivo que é o comportamento adequado nas relações humanas.
O treinamento em assertividade, inclui o olhar nos olhos, a postura do corpo,  gestos e expressão facial, tom de voz, inflexão e volume da voz, a escolha, a hora apropriada para falar e o conteúdo das respostas. No próximo artigo abordaremos com mais detalhes. Mas este é o texto que costumamos debater com os clientes no início do tratamento do comportamento assertivo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário