sábado, 29 de outubro de 2011

OS MISTÉRIOS DAS PAIXÕES




As paixões são tirânicas.Monopolzam o campo da consciência e não deixam espaço para nada mais. Demoram por algum tempo e se esgotam por inanição.Seja a paixão por outra pessoa,pelo jogo patológico,pelo flamengo, religiões, causas políticas, ou mesmo um sonho.A paixão bloqueia o instinto de conservação.E não perdoa a ninguém.
Os filósofos,poetas,escritores que o digam,pois a descrevem bem  melhor que todos os livros de psicopatologia. Há os que a incriminam como falhas da lógica racional, como Sto Agostinho e os estóicos, Rousseau e Spinoza. Outros a defendem como Descartes-em seu Tratado das Paixões- David Hume- no Tratado da Natureza Humana- Baudelaire e os epicuristas.Nós,seres comuns,filhos em Cristo , ficamos sem imunidade, sem vacina contra as paixões
Há aqueles que defendem a tese de “Nada melhor que uma paixão a cada seis meses para rejuvenescer o corpo e a mente”. Ou aquela minha amiga tresloucada ao defender que toda mulher inteligente “Deve ter um amante apaixonado para  revitalizar o casamento”. Que Deus livre-nos,a nós homens destas mulheres inteligentes. E nos afaste a idéia de Otelo matando Desdêmona por ciúmes ou Julieta(a  de Shapespeare) ingerindo soporíferos pela impossibilidade de viver com o seu Romeu. Pelos céus,nos livre das malvadezas das paixões.Nos livre “Senhor Deus dos Desgraçados(Castro Alves)” da paixão avarenta pelo dinheiro de um Fiodor Karamazov(Dostoievski) ou de uma paixão pelo jogo do azar do mesmo Dostoievski(em o “Jogador”).
Agora está em moda a  paixão mística a exorcizar demônios ou paixão pelas dietas do culto  ao corpo ambos carcomidos pela fragilidade do Homem, neste século xxi,ávido de inseguranças da globalização e do medo da morte.É a “Servidão Humana” de Somerset Maughan.Nem os empresários escapam da regressão apaixonada por Paulo Coelho.Ninguém está livre neste mundo de dúvidas aos mistérios da paixão. Já vi bispo por freira, esposa pelo cunhado,pastores por ovelhas,professores por alunas,Don de casa pelo jardineiro ,adolescente por homens idosos,pela vizinha de apartamento,padre de confessionário e vai por aí neste mundo embaralhado.O que fazer?-São mistérios da carência humana.



Psicotrapeuta ogniyivo comportamentsl


Maurilton Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário