MAURILTON MORAIS
Perdoem-me,escassos leitores,interromper a série filosofia da Mente e do Cérebro” ,para soltar um grito represo no coração,de tantos amores,ilusões e desilusões,o meu amor pelo FLAMENGO,campeão pela 19ª vez do título da taça Guanabara.Perdoe-me Rubens Lemos Filho,meu amigo vascaíno.Desde os 5 anos(em 1952),quando meu pai trazia diariamente o Jornal Última Hora,de Samuel Weiner(veículo criado por Getúlio Vargas para se defender de Assis chateaubriand),lia Nelson Rodrigues em “A vida como ela é” e por uma frase sua, tornei-me flamenguista,mais forte que o congênito e o genético.Dizia Nelson que ,embora fosse fluminense doente, respeitassem o Flamengo,sendo representado por onze cabos de vassoura vestidos com camisas rubro negras.Aí tive a dimensão do sofrer e do se alegrar a cada derrota ou vitória
Colado a um rádio “pilot”, recepção difícil, em Campo Grande/MS deliciava-me com Oduvaldo Cozzi,da Mayrink Veiga e com os discursos inflamados de Leonel Brizola.Deleleitava-me com Carlinhos,Nelsinho,Jadir,Dequinha e Jordan.Adorava Joel, Henrique,Dida e Babá um ponteirinho esquerdo que fazia diabruras na zaga adversária.Vibrei muito com o temperamental Ary Barroso,o qual certa vez foi demitido da rádio nacional,pois revoltado com o centro avante do Flamengo,danou-se a esculhambar a diretoria do time,esquecendo completamente a transmissão.
Tenho 2 filhos e uma filha.Possuo 7 netos.Todos são rubro negros.Estes já saem da maternidade com as vestimentas rubro negras.Após três anos ,nos acompanham(eu e os filhos) em todos os jogos,devidamente paramentados de calções e camisetas vermelhas,pretas e brancas. O meu filho mais velho Klaus Morais que trabalha com este velho pai,sendo psicólogo de adolescentes,esquece a linha cognitivo comportamental e solta palavrões a cada gol facilmente perdido. Para casar com minha filha Valeska Mônica que tem dureza adquirida por ela na Polícia Federal,tem de pelo menos ficar calado,caso não simpatize.Aprendi com Dr.Francisco(Chiquinho de Lima) que o Flamengo é uma religião e como tal, não se discute. E Helvetius Morais, o homem da informática, ainda falta doutrinar a filha Helena,de 3 anos,pois caso contrário os vascaínos tomar-lhe-ão conta.
E por falar em vascaínos, não os tenho como inimigos mortais. Temos de ter em mente que o Vasco,como fala Dr. Jair Farias,velho amigo de guerra,nasceu para ser vice. Vasco da Gama era vice-almirante português oriundo da Escola de Sagres.O time Vasco foi manobrado por décadas por Eurico Miranda,vice de futebol.Foi a base da seleção de 1950 e terminamos vice.Perdi as contas quantas vezes foi vice campeão carioca.E vai por aí.Tenhamos complacência com o Vasco.Ele merece perdão. Concorda Mestre Ernani Rosado?
Acompanhei todos tri campeonatos do Flamengo.Acompanhei suas derrotas e derrocadas. Talvez por isto meu coração,meu sistema cardiovascular, anda dando sinais de fragilidade. Tem nada não.Flamengo e Mangueira nasceram um para o outro e ganhando ou perdendo temos que amá-los.Além do mais temos de compreender: há só 2 times no Brasil-o FLAMENGO E OS OUTROS.Quem não é FLAMENGO é ANTI FLAMENGO.Inexistem outras opções.



Nenhum comentário:
Postar um comentário